martes, 6 de diciembre de 2011

Aluna: Itaraci Araújo
Filme: O Segredo dos seus olhos
Título original: El Secreto de sus ojos
Ano: 2009
Diretor: Juan José Campanella
Argentina /Espanha
Conto: El Léon mata mirando

O ponto de intersecção entre o filme “O Segredo dos seus olhos” e o conto “El Léon mata mirando” recai sobre a percepção do olhar como fonte de expressão dos instintos, como nos leões, e dos desejos como nos homens.
Este instinto, usado de maneira racional ou nem tanto, pode ser percebido no filme que tem como início o estupro e assassinato da jovem Liliana – ocorrido na Argentina na década de 70, em plena repressão política – que trás à cena a figura do Inspetor Benjamin Espósito, da juíza Irene, do suspeito Isidoro Gómez e do marido da vítima Ricardo Morales. Neste filme, pode ser observado como o olhar na maioria das vezes consegue transmitir os nossos sentimentos. A trama se desenrola a partir do olhar observador e sensível do Inspetor que, ao encontrar fotos da vítima ao lado do suspeito, reconhece neste uma mistura de fascínio e desejo sobre ela. Outras situações evidenciam a importância do olhar: a percepção maliciosa para o decote da juíza (o que termina incriminando-o), a admiração e amor do inspetor pela juíza e etc.
O conto “El Léon mata mirando” nos remete a uma reflexão sobre a expressão do olhar predador e intimidador, que pode ser observado também em algumas pessoas. Com este olhar o animal sente-se acuado, o que o torna presa fácil para o leão – exceto a topeira, que na sua cegueira não enfrenta o olhar ameaçador do leão e assim consegui enfrentá-lo.
O olhar é revelador em diversas circunstâncias, e às vezes contradiz nossos gestos e nossas ações. Falamos e agimos de um jeito, enquanto nosso olhar reflete o contrário: felicidade, tristeza, medos etc. Enfim, uma série de sentimentos está refletida no nosso olhar.

La película y el texto son muy interessantes!

No hay comentarios:

Publicar un comentario