lunes, 5 de diciembre de 2011

Filme - Osegredo dos seus olhos e Texto: El león mata mirando

Filme: O Segredo dos seus olhos.
Drama comovente baseado em fatos reais que traz um assassinato de uma jovem de forma bárbara, que leva anos mais tarde, o profissional responsável pela investigação a escrever a história após aposentadoria , realizando um sonho que acalentava, trazendo-lhe recordações e revivendo o antigo sentimento por uma colega de trabalho, que ao final é resgatado.
A história traz em seu bojo o romance, o senso ético e de justiça, aliado a solidariedade. O foco da justiça pelas próprias mãos é expresso enfatizando a inoperância do setor judiciário, ou suas falhas no impedimento de atos contra a liberdade e direito à vida dos indivíduos.
Os personagens bem incorporados pelos atores, com atuação excelente, expressam o humano de forma simples, revelam-se bons e maus, em torno das paixões, sonhos, desejos. Através do olhar, a janela da alma, como diz o ditado, conseguem encontrar-se e reencontrar-se. Além da leveza ainda destacada por momentos de humor sutil.
A mensagem passada pelo filme é realmente linda. E vale a pena ver de novo!

Texto: EL León mata mirando

O texto traz uma metáfora sobre o medo, no relato de um caçador sobre a forma como pode abater um leão com sua espingarda e retirar a sua pele sem maltratá-lo, com num tiro certeiro no olho, é preciso ter pontaria. Descreve a força do leão pelo magnetismo do seu olhar, da forma como intimida os outros animais, suas presas, estabelecendo a relação de dominação e poder, que reforça o medo àquele que espreita para o ataque rápido e infalível. Paralisado diante do medo o escolhido se vê frágil e débil.
O texto traz ainda a reflexão quanto a aquele que não se deixa vencer por este olhar que mata, ao referi o animal que não vê, pois está voltado para si mesmo, com segurança acerca do que é.
Voltado para o seu coração, o topo é cego, não tem medo do leão e nem dos homens. Assim, quem atenta para sua força interna, o seu coração, e não a força do olhar do leão, não o teme. E o leão ao ser olhado, se enfraquece e afasta-se, foge.
O relator deixa como moral da história: que para matar o leão e o medo é importante saber para onde olhar.

No hay comentarios:

Publicar un comentario