O filme “O segredo dos seus olhos” é uma comédia argentina dirigida por Juan José Campanella e que foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2001. Tem como atores principais Ricardo Darin (o oficial de justiça Espósito) e Soledad Villamil ( Irene). É passado em meados dos anos 70, quando uma moça é encontrada brutalmente assassinada, com características de crime sexual. Apesar de nesta época a fervilhar na Argentina a ditadura militar, isso é tratado de forma quase superficial, o foco é outro. O poder do amor, da obsessão e a sede de vingança move os personagens. A história é a seguinte: Espósito trabalha num tribunal de justiça criminal, chefiado por uma mulher, Irene, por quem ele se apaixona platonicamente. A amizade sobrevive por três décadas e ele que sempre a visita para conversar, já aposentado, decide escrever um livro baseado neste crime, que segundo parece com uma resolução frustrante. Toda a emoção e o amor por essa mulher, que Espósito cultivou é passado pelas expressões dos seus olhos e nos olhos delas a emoção de perceber isso, até o dia que se declaram.
E fiquei a refletir sobre o poder do nosso olhar, também por conta de um texto escrito que fala da força e poder dos olhos do leão quando abate a sua presa. E pesquisando sobre isso achei um autor, Alexander Lowen que trabalha com Bioenergética e gostei da explicação. Ele diz que “os olhos são o espelho da alma porque refletem diretamente o processo de energia do corpo”. Lembrei da toupeira que por ser cega, não olha para os olhos do leão e por isso não sente medo, ela pressente, percebe a energia predatória e por isso foge espetacularmente. Fiquei pensando que muitas pessoas devem evitam o contato dos olhos, porque têm medo daquilo que seus olhos possam revelar, ficamos embaraçados com o fato de outras pessoas perceberem nossos sentimentos, por isso desviamos o olhar. Quem já não pronunciou esta frase “não gosto de pessoas que não olham nos olhos...”, e esse ato pode significar tanta coisa, erros e acertos nos julgamentos inclusive...
Porque tem um outro lado da questão, o contato dos olhos é uma das formas mais fortes e íntimas de contato entre as pessoas. Este contato pode envolver a comunicação do sentimento num nível mais profundo do que o verbal. Quando a pessoa está carregada de energia, seus olhos brilham. Além de revelar boa saúde, o grau da carga de energia dos olhos revela o grau da força do ego. O indivíduo que tem ego forte consegue olhar diretamente nos olhos de outra pessoa. Lembrei rapidamente do leão, que sabe ser o rei dos animais e isso o faz tão seguro de si mesmo, deve ser por isso que mata olhando nos olhos da sua vítima.
Quanto ao filme, gostei! É uma comédia com suspense, tem sensibilidade, ação e me fez refletir sobre a própria história retratada e sobre a vida real. Recomendo!
No hay comentarios:
Publicar un comentario